20.1.10

O Haiti não é aqui.

Eu realmente pensei em nomear esse post com "Reze pelo Haiti", mas sei lá, parece muito simples.Além do mais, sempre achei o Caetano com um timbre meio sarcástico nessa frase.Soa um tanto como "o melhor que você pode fazer por aqueles pobres desgraçados é rezar".Eu tenho trauma em admitir esse tipo de verdade.
Acho que a calamidade todo mundo já sabe, literalmente.Terça feira 12, um terremoto catastrofico destruiu o Haiti.O país de maioria negra já era o mais pobre das Américas, foi ainda mais reduzido.Depois de governos corruptos, ditaduras e perseguições; um tremor de terra vem levar a baixo parte do que ajudas humanitárias estavam tentando levantar.
As imagens divulgadas são de dar tristeza em qualquer um que realmente dá importância.Pessoas se esgueirando em meio a entulho, pilhas de corpos...não quero por nada aqui pra não parecer sensacionalista.As imagens e informações estão aqui, se quiser.
Dando continuidade ao seu trabalho em conjunto com a ONU, o Brasil continua enviando ajuda militar.Vários pelotões com médicos, remédios, bombeiros e militares indo pra ajudar, o que me faz até sentir reflexivo sobre o que eu faço realmente sobre meu país, uma vez que não quero servir.
Sobre isso que no meu entendimento fala a musica de Caetano que está sendo resgatada nesse momento de dor: O que você faz pelo Brasil.Ouvi a musica pela primeira vez faz uns dois, três anos numa aula e me parecia intrigante como, apesar do nome, a musica fala sobre problemas locais.A musica, um rap de Caetano e Gil, parece brincar com um comentário sobre a turbulência do nosso país."Vai ajudar o Haiti pra que? Aqui também tem trafico, tem gente morrendo de fome também".Isso pra mim fica concreto no refrão, que pra alguns parece bobo "O Haiti é aqui/O Haiti não é aqui".Aqui também é um pais de "quase todos pretos" e pobres.

São muitas similariedades, mas algumas diferenças gritantes.Enquanto o Haiti é o mais pobre da América, já o Brasil vem despontando como potencia.Saindo do âmbito de se é digno ou não o país enviar suas tropas, a musica julga o nosso nacionalismo.Depois de descrever uma cena de negros sendo espancados por uma herança escravocrata, a letra joga varias situações em que deixamos passar impune aqui mesmo, pra depois nos reclamarmos de "aqui ser igual o Haiti".
Algo dirigido pras mesmas pessoas que acham bonito fazer pose de revolucionario e dizer "todos políticos, tomem no cu", mas não dariam seu sangue pra mudar a alguma coisa.
Se você pode, ajude o Brasil, aqui ainda não é o Haiti, tem chance.Se você acha que não tem vocação pra Che Guevara, viva sua vida sem prejudicar ninguém, ao menos.
Se pode ajudar o haiti, procure alguma forma.Existe muita necessidade.
Se lembrar, também reze, seja pedindo, seja agradecendo.

Um comentário:

Nátalin Guvea disse...

E as pessoas metendo nas luas de mel do Caribe.