4.7.08

Sweeney Todd.

Sweeney Todd é uma peça teatral criada por Christopher Bond, e marcou pelo fato de ser a primeira a dar uma motivação aos atos de um personagem além da pura ganância, sendo adaptada para um musical da Broadway. Desde lá muitas adaptações para o cinema já foram feitas, a adaptação de Tim Burton é a 8ª. O filme é protagonizado por Johnny Depp (6º filme com Tim Burton) e Helena Carter (5º filme com Tim Burton).
A história de Sweeney Todd é a de Benjamin Barker que passou 15 anos afastado de Londres, após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ele retorna à cidade com sede por vingança, agora usando o pseudonimo de Sweeney Todd. Logo ele decide ir à sua antiga barbearia, agora transformada em uma loja de fachada para vender as tortas feitas pela sra. Lovett. Com o apoio dela Todd volta a trabalhar como barbeiro, numa sala acima da loja. Porém o grande objetivo de Todd é se vingar do juiz Turpin que o enviou para a Austrália sob falsas acusações para que pudesse roubar sua mulher Lucy e sua filha.
O filme tem formato de musical e tem uma estética gótica, que lembra muito Edward, Mãos de Tesoura, também com Depp. Por ser um musical, achei que as músicas são repetitivas mas não chegam a ser irritantes, as coisas bizarras e malucas do filme acabam roubando a atenção. A história foi o que mais me prendeu, os personagens são completamente insanos, e essa reviravolta de o cara ingênuo se transformar em um homem frio e com sede de vingança deixam as coisas menos chatas, sem aquilo de esse é o vilão, aquele é o mocinho, e blá blá blá. Outra coisa, é o casal Romeu e Julieta no meio disso tudo (Johanna e Anthony). Pra quem não sabe ano passado meu grupo de teatro fez uma adaptação de Romeu e Julieta, tornando-se Brincando de Romeu e Julieta, e no meio dos estudos da peça, do texto, de todas as referências, o ponto em comum além do amor é a precipitação. Os personagens mal flertam pela janela e, a garota joga uma chave pela janela para uma fuga. Assim como, Romeu se mata ao ver Julieta supostamente morta, ou outras situações da trama. Um coisa que incomoda é o excesso de sangue, espirrar sangue acaba tornando tosco, mas cinema costuma ser realista e era indispensável o uso de efeitinhos com sangue.
Bom, pra quem se interessar em ver o filme:

ou em duas partes:
1ª Parte:
2ª Parte:

Nenhum comentário: