28.5.08

O Beijo No Asfalto.


Este ano o Teatro Vocacional tem como tema: Dramaturgias. Dramaturgia é contar algo em ações. Mas como estamos falando sobre Dramaturgias (sim, no plural) trata-se de várias formas de dramaturgia, já experimentamos de dança, palavras, música, imagens, montagens, etc. para tentar contar algo e criar dramaturgias. Uma das coisas que fizemos foi a leitura de uma peça de Nelson Rodrigues, dramaturgo conhecido no Brasil, tendo muitas obras adaptadas para novelas e lembrado por tocar em assuntos delicados para a época.

Lemos a obra: O Beijo No Asfalto, de 1960. Onde tudo gira em torno de um embaraçoso ato de misericórdia (um beijo na boca dado a um homem por outro homem na hora de sua morte) e suas repercussões na sociedade. Um repórter sensacionalista e um delegado corrupto fazem do ato um escândalo social, abalando a reputação do homem (Arandir), que atendeu o pedido do moribundo, e de sua família, levando a uma exarcebação dos sentimentos que conduz a um trágico e surpreendente desfecho.


Particularmente, não concordo com muitos posicionamentos moralistas que Nelson explícita em suas obras, mas nesta obra tem pontos muito bons, como, mostrar uma imprensa sensacionalista como ela é, os surpreendentes acontecimentos, o desfecho inimaginável e também por falar sobre sexualidade num tempo onde era, com certeza, muito delicado tocar no assunto.


(Pra quem não conhece este site: é só esperar uns segungos que aparecerá "Download File" no centro da página, abra ou salva o arquivo e pronto)

Um comentário:

Anônimo disse...

TENTEI FAZER O DOWNLOAD DE O BEIJO NO ASFALTO, MAS SÓ APARECE UMA PÁGINA. PORQUê? NÃO TEM MAI9S PÁGINAS.